quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

A Caverna de Platão


Segue, para leitura e relexão de todos, pequenino trecho da belíssima obra “A última superstição - Uma refutação ao neoateísmo” (de Edward Feser).



Platão resume sua concepção filosófica global na famosa “alegoria da caverna”. Imagine um número de indivíduos acorrentados nas profundezas de uma caverna com a cabeça presa na mesma posição, de modo que não conseguem olhar para nada além do muro em frente. Atrás deles há uma fogueira e pessoas caminham entre eles e ela carregando estátuas de vários objetos comuns. Tudo o que os indivíduos acorrentados chegam a ver são as sombras tremulantes das estátuas projetadas no muro em frente, e tudo o que chegam a ouvir são os sons feito pelas pessoas que as carregam.

Pressupondo que passaram a vida inteira acorrentados, quase toda a sua concepção de realidade será determinada pela experiência dessas sombras e sons e eles terão todo o tipo de crença falsa com base nas correlações que observam entre sombras e outras sombras, sons e outros sons, sombras e sons.

Agora suponha que um deles se liberte, consiga sair da caverna e experiencie pela primeira vez o mundo dos objetos físicos comuns iluminados pela luz do dia. No início, ficará completamente desorientado e o sol quase o cegará. Mas em algum momento virá a perceber que o vê agora no mundo exterior são os modelos das imagens grosseiras que conhecia antes, e que o mundo de que partiu não passava de uma cópia imensamente inadequada do mundo que acaba de descobrir. Também verá o Sol, que pode perceber claramente quando seus olhos se ajustam à nova realidade, é a fonte da visibilidade dos objetos físicos que ocupam este novo mundo. Se voltar à caverna e revelar o que descobriu, os outros habitantes dela pensarão que ficou louco e serão mesmo incapazes de compreendê-lo. Contudo, ele é o único que terá chegado À verdadeira compreensão da realidade.

A caverna, para Platão, representa o mundo da vida cotidiana, e seus moradores acorrentados que conhecem apenas imagens fugazes e tremulantes representam as massas ignorantes vivendo como escravas de suas paixões e fantasias em constante mutação. As estátuas correspondem aos objetos comuns da vida cotidiana; as coisas do lado de fora da caverna, correspondem às Formas e o Sol à Forma do Bem (Deus). O homem que consegue sair da caverna é o filósofo, que, por conhecer as Formas, é o único que conhece a verdadeira natureza das coisas e, no entanto, está condenado a ser considerado excêntrico por aqueles que preferem ser guiados antes por emoções e aparências que pelo intelecto e pela verdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário